Conheça 7 dicas antiestresse que vão garantir mais bem-estar no seu dia a dia

Dicas antiestresse: mulher em um quarto escuro, iluminado apenas pelo monitor do computador à sua frente. Ela está sentada em sua cadeira de estudo ou trabalho, com os cotovelos apoiados na mesa e as mãos nas têmporas tentando aliviar o estresse.

Para quem tem uma rotina puxada, o dia parece ser pequeno demais para executar todas as tarefas ou resolver todos os problemas que surgem, não é mesmo?

Trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, entre várias outras atividades, podem fazer com que a gente chegue ao limite, sofrendo com o desgaste físico e mental. Mas como dar conta de tudo isso sem deixar a tensão dominar você?

Quem pensa que a resposta é jogar tudo para o alto e viver isolado em uma ilha, está enganado. É possível ter mais qualidade de vida e bem-estar apenas adotando algumas boas práticas que preparamos no conteúdo a seguir.

E aí? Preparado para conhecer 7 estratégias antiestresse para viver melhor? Vem com a gente e saiba mais!

Quais os sintomas de uma crise de estresse?

O estresse é uma reação normal às pressões da vida cotidiana. Preocupação, medo, raiva, tristeza e outras emoções também são respostas emocionais absolutamente normais. 

Todas elas fazem parte da vida de qualquer indivíduo. No entanto, se o estresse contido nessas emoções interfere na sua capacidade de fazer as coisas que deseja, acaba se tornando prejudicial à saúde.

Os sintomas de uma crise de estresse podem ser muito nocivos para o seu físico e sua saúde mental. Listamos, a seguir, as principais reações que seu corpo irá acionar:

  • Fadiga;
  • Tensão muscular;
  • Dor no corpo;
  • Insônia;
  • Respiração ofegante;
  • Crises de choro;
  • Explosões de raiva;
  • Dificuldade para engolir;
  • Lapsos de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Palpitação.

É possível viver sem estresse?

Apesar da correria do dia a dia, é possível viver sem estresse e lidar bem com todas as demandas. Para isso, é importante cuidar do corpo — adotando uma alimentação saudável e realizando atividade física regularmente — e da mente, dedicando um tempo para descansar, relaxar e para o lazer.

É importante buscar estratégias para reduzir a tensão, pois o estresse, a longo prazo, pode ser responsável pelo surgimento de doenças. Então, é preciso se preocupar com o bem-estar para controlar a ansiedade, seja na hora de uma prova, de uma apresentação no trabalho ou em outros momentos.

Medidas rápidas para aliviar o estresse

Existem inúmeras técnicas para diminuir o estresse. Yoga, meditação e exercícios são apenas alguns exemplos de atividades para aliviar os sintomas. 

Uma das maneiras mais rápidas e confiáveis ​​de acabar com o estresse é envolver um ou mais dos seus sentidos – visão, audição, paladar, olfato, tato – ou por meio do movimento. Como todos são diferentes, você precisará fazer algumas experiências para descobrir qual técnica funciona melhor para você.

Ouvir ou tocar música, por exemplo, é um bom calmante porque pode proporcionar uma distração mental, além de reduzir a tensão muscular e diminuir os hormônios do estresse. Aumente o volume e deixe sua mente ser absorvida pelas suas músicas favoritas.

Porém, se a música não for um dos seus interesses, volte sua atenção para outro hobby de que goste, como assistir a um filme, fazer um passeio por um lugar agradável, saborear um chá com ervas calmantes, enfim, qualquer coisa que exija que você se concentre no que está fazendo.

Além disso, a interação social é a estratégia mais evoluída e infalível do seu corpo para regular o sistema nervoso. Conversar cara a cara com um ouvinte relaxado e atencioso pode ajudá-lo a se acalmar rapidamente e liberar a tensão. 

Embora você nem sempre possa ter um amigo para se apoiar no meio de uma situação estressante, manter uma rede de relacionamentos próximos é vital para sua saúde mental. Entre o alívio do estresse com base sensorial e bons ouvintes, você sempre terá alternativas essenciais que irão te ajudar muito.

Como se livrar do estresse? Veja 7 dicas!

Que tal começar agora a pôr em prática as dicas antiestresse? Confira abaixo e coloque o seu bem-estar em primeiro lugar!

1. Cuide do seu corpo

Na agitação diária, é difícil encontrar tempo para cuidar do corpo, certo? Mas é fundamental colocar a atividade física entre os compromissos diários. 

O exercício traz ganhos para a saúde cardiovascular e óssea, melhora a disposição e ajuda na manutenção ou perda de peso.

Ao realizar a atividade física, conseguimos reduzir o cortisol, hormônio do estresse, e produzir serotonina e endorfina, responsáveis felicidade e bem-estar. Com isso, você consegue relaxar e dormir melhor. Sem contar que os ganhos com o exercício físico fazem bem também para a autoestima.

Para se comprometer com essa prática antiestresse e conseguir todos esses ganhos, a dica é escolher um exercício que você tenha prazer em realizar.

2. Tenha tempo para você 

Além de deixar o sedentarismo de lado, é importante organizar a agenda separando momentos para o descanso, lazer e para o convívio com amigos e família.

Se você tem um hobby, como leitura, andar de bicicleta ou fazer trabalhos manuais, separe um período para que você possa se dedicar a essas atividades. 

3. Faça a gestão do tempo

O estresse pode ser controlado se você fizer um planejamento da sua agenda, evitando deixar coisas importantes para última hora, por exemplo. Estamos falando em fazer a gestão do tempo.

Dessa maneira, confira quais são as tarefas do dia, definindo o que é prioridade, como uma prova ou trabalho para entregar. Assim, você resolve o que é urgente e fica mais tranquilo com as outras demandas do seu dia.

Outra estratégia antiestresse interessante e que ajuda a controlar a ansiedade diante das atividades, é dividi-las em partes menores. Se você tem um livro para ler para a faculdade, defina uma quantidade de páginas (ou capítulos) por dia. 

Desse modo, você pode fazer a leitura com calma e concentração, ou seja, sem se sentir pressionado. É claro que é preciso planejamento, afinal não dá para fazer isso se você precisa ler o livro para o dia seguinte. 

Mas o legal é que essa dica vale para qualquer tarefa: se tiver que produzir um artigo, por exemplo, divida o trabalho em duas partes para que consiga escrever sem que o estresse atrapalhe.

4. Coloque o sono em dia

Dormir mal pode ser um dos principais motivos para o estresse, afinal o sono ajuda o corpo e a mente a descansar e relaxar. Para dormir com qualidade, é preciso desligar as luzes e ter conforto no seu quarto. É importante também evitar refeições pesadas, cafeína e álcool antes de se deitar.

Por fim, fique longe dos eletrônicos perto da hora de dormir, pois eles são estimulantes, impedindo que você consiga se desligar das coisas e ter um sono tranquilo. 

Tomar um banho morno antes de adormecer e dormir todos os dias no mesmo horário também são atitudes que vão ajudar você a relaxar e a ser mais produtivo na rotina de estudos ou de trabalho do dia seguinte.

5. Alimente-se corretamente

Lembra que falamos sobre cuidar do corpo? Pois bem, isso inclui uma alimentação leve, rica em verduras, legumes, frutas e carnes magras. É preciso beber bastante água, além de evitar excesso de sal e açúcar.

Uma boa prática antiestresse é investir nos alimentos antioxidantes, que têm um efeito anti-inflamatório e podem proporcionar bem-estar. Nessa lista, entram:

  • frutas vermelhas;
  • chocolate com alta porcentagem de cacau;
  • alimentos ricos em selênio — como castanhas e cogumelos;
  • folhas — como rúcula, espinafre e couve
  • peixes com ômega-3;
  • entre outros.

6. Consuma conteúdos leves 

Se a sua mente anda muito agitada, que tal pensar nos conteúdos que você consome?

Estamos a todo momento com o celular na mão, acompanhando informações pelas redes sociais e WhatsApp. É claro que precisamos estar bem-informados, mas, para isso, tire um momento do dia para acompanhar algum portal de notícias.

Ficar a todo instante vendo postagens com conteúdos pesados pode deixar você mais tenso.

7. Cuide da sua saúde mental

Por último, é fundamental cuidar da sua saúde mental! Faça meditação, tire uma soneca ou realize qualquer outra prática que permita desacelerar e se esquecer um pouco das obrigações. E se sozinho está difícil lidar com estresse não hesite em procurar ajuda profissional, realizando sessões de psicoterapia.

Como você pôde ver, vivemos cercados de informação e em um ritmo acelerado, sendo muito importante adotar estratégias antiestresse para não ficar com a saúde comprometida. Portanto, comece hoje mesmo a colocar nossas dicas em prática e tenha mais qualidade de vida.

Caso esse conteúdo tenha sido útil para você, compartilhe o post em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas dicas e aliviar o estresse causado pelo dia a dia!

Outras dúvidas sobre bem-estar que podem ajudar

  1. O que fazer para melhorar o bem-estar?

    Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, dormir bem, dedicar um tempo para o lazer e descanso. Em muitas situações, é preciso procurar ajuda profissional, como um psicólogo ou psiquiatra.

  2. O que fazer para ser mais ativo no dia a dia?

    Para ter mais disposição é preciso praticar atividade física com regularidade, ter uma alimentação leve e nutritiva, beber bastante água e ter um sono de qualidade.

  3. Como devemos agir pelo bem-estar de todos?

    Agindo com inteligência emocional, controlando os impulsos e levando em conta a emoção do outro, ou seja, se colocando no lugar das outras pessoas.